Buscar
  • CBC Oxicorte

CBC Oxicorte: conhecimento para o RS gerar mais energia

Empresa associada à RS Óleo, Gás & Energia utilizou sua expertise em montagens metálicas para entregar um modelo inovador de eletrocentro à Seival Sul Mineradora, em Candiota (RS)


Data da notícia: 09/11/2017 às 00:58


Cerca de 17 anos atrás, nascia em Porto Alegre a CBC Oxicorte, uma empresa especializada em chapas de aço oxicortadas. Hoje, consolidada como uma das principais beneficiadoras de chapas de aço por corte térmico do Rio Grande do Sul, a companhia associada à RS Óleo, Gás & Energia aposta na tecnologia e no conhecimento para fornecer soluções cada vez mais complexas e de alto valor agregado.

Exemplo disso foi a recente montagem e entrega de um eletrocentro que foi instalado na Seival Sul Mineradora, empresa responsável por fornecer carvão para a planta da Usina Termelétrica Pampa Sul, de Candiota (RS). Trata-se de uma sala pré-fabricada com estruturas metálicas que funciona como uma espécie de hub para uma série de equipamentos elétricos – tais como painéis, baterias, transformadores e outros.

Com anos de experiência em montagens metálicas para grandes clientes, a CBC Oxicorte desenvolveu e executou todo o projeto, entregando-o pronto para uso. “É necessário apenas executar a instalação dos equipamentos elétricos e receber as ligações externas vindas do campo”, explica o gerente comercial da empresa, Marcos Peliçoli. O eletrocentro é uma estrutura modular e pode ser transportado – o que amplia suas possibilidades de aplicação.


Diversificação de negócios

Peliçoli explica que a CBC Oxicorte vem atuando no segmento de eletrocentros pelo menos desde 2015, quando identificou essa oportunidade pela primeira vez. Com o tempo, a experiência nesse tipo de projeto serviu de estímulo para a criação de uma linha específica de produtos, a CBC Energy. É mais um item no portfólio de uma empresa que se destaca pela capacidade de aplicar alta tecnologia no corte de chapas de aço e na montagem de estruturas metálicas.


Veja algumas das soluções empregadas pela CBC Oxicorte.


Integração com outras associadas da RS Óleo, Gás & Energia

Além da CBC Oxicorte, outras empresas associadas à RS Óleo, Gás & Energia tiveram participação no desenvolvimento do eletrocentro. Uma delas foi a Lubrifixa, especializada em lubrificantes especiais e adesivos, entre outras soluções industriais – e que contribuiu com alguns insumos utilizados na montagem da estrutura. “Tínhamos a necessidade de adquirir produtos para vedação e colagem de componentes e a Lubrifixa nos assessorou indicando os materiais adequados para cada aplicação”, explica Peliçoli, que também integra a gestão atual da RS Óleo, Gás & Energia, no papel de secretário geral.


Empreendimento de peso

Controlada pelo grupo Copelmi, a Seival Sul vai fornecer carvão mineral para a Usina Termelétrica Pampa Sul, construída pela Engie (ex-Tractebel Energia). O empreendimento tem importância estratégica para o desenvolvimento da região de Candiota, onde está sendo instalada. Ao todo, vai gerar mais de 340 MW – energia suficiente para abastecer uma cidade com quase 1 milhão de habitantes. O investimento total está estimado em cerca de R$ 1,8 bilhão, e a expectativa é de que a usina comece a operar a partir de janeiro de 2019.


Fonte http://www.rsoleoegas.com.br/noticias/detalhes.php?ID=306

Por Andreas Müller | Comunicação RS Óleo, Gás & Energia Imagens cedidas por Marcos Peliçoli | CBC Oxicorte




0 visualização

© 2020 Todos os direitos reservados

A CBC Oxicorte é especialista em corte de chapas grossas, mantemos estoque permanente de chapas de 3mm até 250mm com total rastreabilidade e garantia de uma empresa certificada com a norma ISO 9001. Cortamos peças nos mais diversos formatos como discos, anéis, mancais, engrenagens ou outros formatos.

  • Facebook - Grey Circle